Linguística da Língua Gestual Portuguesa I

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2017/2018

Código: LGP10011
Sigla: LLGPI
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
LGP 4
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Maria José Duarte Freire
Corpo docente: Carlos Manuel Cardoso Gonçalves
Maria José Duarte Freire

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

e Língua Gestual Portuguesa.

Esta disciplina introduz conhecimentos no âmbito da linguística da Língua Gestual Portuguesa. Serão apresentados os conhecimentos e competências, principalmente nas áreas da fonologia da LGP, que são também trabalhadas nas disciplinas de Língua Gestual Portuguesa e Teoria e Prática da Tradução e Interpretação.
Desenvolvimento e aprofundamento dos conhecimentos teóricos e práticos específicos da língua central do curso, de forma aos estudantes poderem ter consciência das regras que regem a Língua Gestual Portuguesa e formas de as colocar em prática em contextos específicos, de modo a facilitar a tarefa da tradução da e para a LGP.

Conteúdos programáticos


Terminologia geral e específica da fonologia da Língua Gestual Portuguesa, tendo como objetos de estudo:

1. Língua, linguagem e comunicação
2. Propriedades da LGP
3. Gestos arbitrários; gestos simbólicos; e, gestos icónicos
4. Pares mínimos da LGP
5. Parâmetros de análise fonológica
5.1. Configuração manual
5.2. Localização
5.3. Orientação
5.4. Movimento
5.5. Aspetos não manuais


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Ao finalizar esta unidade curricular o aluno deverá ter um bom conhecimento da linguística da Língua Gestual Portuguesa nos domínios trabalhados nesta fase da aprendizagem. O conhecimento dos parâmetros fonológicos da LGP permitirá aos alunos conhecer as unidades mínimas distintivas que formam e atribuem significado às unidades superiores da LGP.

Metodologias de ensino

Abordagem teórica: exposição de temas; distribuição de documentação; pesquisa temática orientada; apresentação de temas relacionados com os conteúdos pós pesquisa dos alunos; discussão e debate.

Abordagem prática: realização de exercícios práticos de recolha de exemplos de gestos relacionados com os temas; exercícios de análise fonológica de gestos; execução de exemplos concretos (gestos da LGP), de forma a consolidar os conhecimentos previamente adquiridos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A realização de exercícios diversificados permitirá a consolidação dos conhecimentos adquiridos e uma reflexão aprofundada sobre os novos conceitos abordados na UC.

Metodologia e provas de avaliação

O processo avaliativo será orientado com incidência nos parâmetros seguintes:
- Elaboração de trabalhos nas aulas/em casa, participação e assiduidade (20%).
- Trabalho autónomo (40%) – elaboração de trabalho de pesquisa sobre um dos temas dados ao longo das aulas.
- Teste (40%) escrito e/ou registado em vídeo, com base nos conteúdos da unidade curricular.

Bibliografia

Amaral, M. et al, (1994) Para uma Gramática da Língua Gestual Portuguesa, Lisboa, Editorial Caminho
APECDA, (2008) Gestuário Digital – Língua Gestual Portuguesa, Lisboa, INR, I.P.
Caldas, C. et al (eds), (2012) Coleção Pro-LGP, Lisboa, UCP

CD + LGP A Casa + LGP O Corpo e + LGP O Mundo (1997), Lisboa, Laboratório Psicolinguística FLUL
Dicionário de Língua Gestual Portuguesa, (1997) Laboratório de Fonética da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, CD-ROM

Faria, I. et al, (1996) Introdução à Linguística Geral e Portuguesa, Lisboa, Ed. Caminho

Gestuário da Língua Gestual Portuguesa, (1992) Lisboa, Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência
Morgado, Marta (Coord.), (2010) Os meus primeiros gestos, Lisboa, Surd’Universo/CED Jacob Rodrigues Pereira – Casa Pia de Lisboa
PRATA, I. (1980) Mãos que falam, Lisboa, Lab. Fon. FLUL
QUADROS, R. (2004) Língua de Sinais Brasileira – Estudos linguísticos. Porto Alegre, Artmed.

QUADROS, R. (2006) Estudos Surdos I. Petrópolis, Editora Arara Azul (disponível em http://www.editora-arara-azul.com.br/ParteA.pdf)

WEB:
www.porsinal.pt/
www.spreadthesign.com/pt/
www.signwriting.org/
http://www.signwriting.org/archive/docs5/sw0472-BR-Licoes-SignWriting.pdf

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